Professor da Unemat publica artigo no Periódico Educação em Revista
O estudo realizado em conjunto com a professora Fernanda Impolcetto avalia a aplicação do Modelo Sistêmico Ecológico para o Ensino do Atletismo em ambiente escolar desenvolvido pelo professor João Bressan em sua tese de doutoramento
Por Hemília Maia
27/08/2025

Os professores João Carlos Martins Bressan, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ambos doutores em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, são os autores do artigo Implementação de um modelo didático para o ensino do atletismo na escola recentemente publicado no Periódico Educação em Revista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Confira a notícia Novo modelo para ensino do atletismo na escola demonstra resultados promissores divulgada pela plataforma científica SciElo em Perspectiva:
O artigo avalia a aplicação do Modelo Sistêmico Ecológico para o Ensino do Atletismo (MSEA) que inova em relação a determinados modelos anteriores, notadamente com destaque aos apresentados por Goméz; Calderón e Valero-Valenzuela (2014). A pesquisa demonstrou que esse modelo é eficaz ao adaptar o conteúdo do atletismo às realidades escolares, promovendo maior participação e aprendizagem significativa dos discentes, mesmo em contextos desafiadores como o ensino remoto.

Trata-se da aplicação do MSEA desenvolvido em tese de doutoramento por Bressan (2021), para o ambiente escolar, notadamente em aulas de Educação Física, buscando novas formas de ensinar atletismo nas escolas. Três professoras e 26 estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, participaram da pesquisa, que ocorreu entre 2020 e 2021. A investigação partiu da constatação de que o atletismo, apesar de previsto nos currículos escolares, é pouco explorado na prática pedagógica, conforme já alertado por Matthiesen (2005); Mota e Silva, et al., (2015), muitas vezes por falta de adequação a realidade do ambiente escolar e a peculiaridade da epistemologia da prática docente.

O estudo dos professores João Bressan e Fernanda Impolcetto lançou mão de entrevistas, questionários e relatos reflexivos. As professoras participantes passaram por uma formação específica sobre o modelo MSEA, construíram planos de aula baseados nele e aplicaram suas atividades com turmas do 2º e do 7º ano do ensino fundamental. A metodologia valoriza o contexto dos alunos e a prática docente, promovendo reflexões sobre o próprio ato de ensinar.
Os resultados evidenciaram que o modelo contribuiu para o reconhecimento do atletismo pelos alunos, conectando o conteúdo à realidade cotidiana deles. Apesar dos desafios, como limitações de tempo, internet e engajamento no ensino remoto, as docentes relataram avanços significativos na compreensão dos alunos, na participação das famílias e na articulação entre teoria e prática. A análise estatística reforçou a eficácia do modelo, com melhora nos resultados dos estudantes sobre o conhecimento relativo ao atletismo, antes e após sua aplicação.
Em conclusão, o MSEA atua frente a incipiência de modelos e metodologias para o ensino do atletismo adequados ao ambiente escolar (Bressan, Impolceto; 2020). Além disso, mostrou-se como uma proposta promissora para ensinar atletismo nas escolas, por ser flexível, adaptável e centrado na realidade dos alunos e das professoras. A pesquisa reforça a importância de considerar a identidade escolar e a epistemologia da prática docente na construção de modelos pedagógicos. Como perspectiva futura, sugere-se ampliar a aplicação do modelo em outras escolas e contextos, além de seguir investigando formas de aprimorar a formação docente e a inclusão de conteúdos pouco explorados nas aulas de Educação Física.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Vestibular da Unemat oferece 2.350 vagas para início em 2026
- Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação promove diálogos sobre meio ambiente, interculturalidade e cinema indígena
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat abre 600 vagas para cursos a distância em Administração Pública e Ciências Contábeis
- Unemat está com inscrições abertas para mestrado em Ensino de História
- Inscrição disponível somente hoje (27) para comunidade acadêmica da Unemat
- Pesquisa recomenda estratégias para enfrentar o abandono de tratamento de doenças de determinação social
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro