Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação promove diálogos sobre meio ambiente, interculturalidade e cinema indígena
Por Itânia Macedo / Aluna de Jornalismo
29/08/2025

Entre os dias 21 e 23 de agosto, a quarta edição do Colóquio Mato-Grossense de Educomunicação, reuniu pesquisadores, professores, cineastas indígenas, jornalistas e estudantes para debater os desafios da educação na perspectiva educomunicativa em diálogo com a interculturalidade e as culturas indígenas.
Transmitidas pelo YouTube nos canais Unemat Oficial e Educom.Jor, três mesas redondas, uma roda de conversa e quatro grupos de trabalho, deram voz as discussões que aconteceram em Cáceres e Barra do Bugres. Com uma programação diversificada, o Colóquio reafirmou a importância da educomunicação como campo de construção coletiva de saberes, aproximando universidade, sociedade e comunidades tradicionais com atenção para a emergência climática.
Mais de 280 participantes de 15 estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina) e do Reino Unido se inscreveram no evento. Dentre eles, as comunidades indígenas de 32 Povos de Mato Grosso e uma do Amazonas, participaram como ouvintes, autores e convidados.
Dos 34 trabalhos inscritos, 29 foram apresentados, demarcando a localidade de autores de todas as regiões do país, sendo 11 do Centro-Oeste, 7 do Norte, 3 do Sul, 2 do Nordeste e 2 do Sudeste.
Parceiros e financiamento
O IV Colóquio foi aprovado como um evento de porte médio e internacional, contando com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de outros parceiros: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Iandé Comunicação e Educação; da Unemat, reitoria e pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Ensino de Graduação (Proeg), do Setor de Transporte, dos câmpus universitários de Cáceres, Tangará da Serra e de Barra do Bugres e da Agência de Inovação da Unemat (Aginov).
Com a correalização do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), o Educom.Jor também se articulou à Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) em Barra do Bugres.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Vestibular da Unemat oferece 2.350 vagas para início em 2026
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat abre 600 vagas para cursos a distância em Administração Pública e Ciências Contábeis
- Unemat está com inscrições abertas para mestrado em Ensino de História
- Professor da Unemat publica artigo no Periódico Educação em Revista
- Inscrição disponível somente hoje (27) para comunidade acadêmica da Unemat
- Pesquisa recomenda estratégias para enfrentar o abandono de tratamento de doenças de determinação social
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro