Visita à Unemat e sessão de honra na Câmara de Cáceres marcam Bicentenário da Bolívia
Comitiva boliviana visitou Cáceres na Semana de Integração Cultural Brasil-Bolívia, em celebração ao Bicentenário do país sul-americano
Por Nataniel Zanferrari
08/08/2025

Uma comitiva da Bolívia visitou Cáceres em celebração ao Bicentenário do país sul-americano. Dentre as atividades da Semana de Integração Cultural Brasil-Bolívia, esteve a visita à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e uma sessão de honra na Câmara Municipal de Cáceres, ambas realizadas nesta quinta-feira (7).

Formada por autoridades bolivianas e por professores e alunos da Faculdade Integral Chiquitana de San Ignácio de Velasquez, vinculada à Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM), a comitiva realizou uma visita guiada pelo Câmpus Universitário Jane Vanini no período da manhã, onde conheceram instalações que desenvolvem ensino, pesquisa e extensão e atendem tanto a graduação quanto a pós-graduação: laboratórios, salas de aulas, auditório, biblioteca, experimentos de campo, entre outros. A comitiva também pode conhecer e dialogar com alunos, professores e profissionais da Unemat.
No período da tarde, foi realizada a sessão de honra na Câmara Municipal, com a assinatura de acordo de cooperação entre Unemat e UAGRM, e uma fala do professor João Ivo, do curso de História da Unemat, sobre o estabelecimento de Cáceres e San Matías como cidades-gêmeas.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, garante que a assinatura do acordo de cooperação entre as duas universidades é um marco que vai muito além do papel, sendo um compromisso com a cooperação acadêmica, a troca de conhecimentos, a valorização da cultura e o fortalecimento dos laços entre dois povos. “A história de Cáceres e das cidades bolivianas vizinhas nos mostra que a nossa fronteira não é uma linha que separa, mas uma ponte que nos une”, assegura a reitora. “Que essa parceria demonstre que o conhecimento não conhece barreiras geográficas, e que a integração entre universidades é, na verdade, integração entre pessoas, culturas e sonhos”, enfatiza Vera.
O diretor do Escritório de Internacionalização da Unemat, Anderson Marques do Amaral, afirma que, ao celebrarmos juntos este Bicentenário, reafirmamos que Brasil e Bolívia compartilham não apenas fronteiras, mas também um destino de colaboração e respeito mútuo. “Que possamos seguir construindo, lado a lado, um futuro em que nossas instituições de ensino sejam protagonistas no desenvolvimento humano, científico e cultural da nossa região e dos nossos países”, explica Anderson. “Esta parceria reafirma nosso compromisso com a internacionalização como ferramenta de transformação, aproximando não apenas instituições de ensino, mas também culturas e comunidades”, diz o diretor.
SEMANA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL BRASIL-BOLÍVIA
As festividades iniciaram no último domingo (3), com a exposição ‘Bicentenário com rosto de mulher’, no Consulado da Bolívia em Cáceres, apresentando murais sobre mulheres do bicentenário, apthapi (compartilhamento de comida e conhecimento), assinatura de documento sobre a dignidade do migrante e apresentação do poema ‘Mães do Bicentenário, nossas heroínas de cada dia".

Na segunda-feira (4), também no Consulado em Cáceres, o evento ‘Minha Bolívia vive eternamente livre na essência de seus meninos e meninas’ foi abordada a importância das crianças no desenvolvimento da nação boliviana, com a entrega de 40 certidões de nascimento gratuitas para crianças em situação de vulnerabilidade.
A terça-feira (5), foi marcada pela Serenata à Nossa Pátria, com coletiva de imprensa e a chegada e recepção da comitiva boliviana, seguida pelo Desfile de Tochas, uma festa popular para celebrar os 200 anos do país vizinho.
Na quarta-feira (6), foram realizados atos protocolares de oferenda de flores e hasteamento das bandeiras, desfile cívico e confraternização, e a entrada folclórica do Bicentenário da Bolívia no Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres, com a apresentação dos balés da Faculdade Integral Chiquitana e de San Matías.
A programação segue nesta sexta-feira (8), com reunião interinstitucional de organizações e fundações para o fortalecimento da integração Bolívia-Brasil no âmbito do programa Líder de Fronteira. No sábado (9), o Consulado recebe a Celebração Internacional dos Povos Indígenas.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat divulga 3ª chamada para vagas remanescentes
- Unemat divulga 8ª chamada do SiSU; matrículas são dias 7, 8 e 11
- Unemat abre nova matrícula direta até segunda-feira (11)
- Unemat Editora lança novo catálogo de obras de 2025
- Pesquisadores alertam para riscos de retrocessos com nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental
- Professor da Unemat lança novela inspirada em relatos reais
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro