Estudantes de Jornalismo apresentam documentário sobre inclusão LGBTQIAPN+
O evento de lançamento do documentário contou com presença de grande público. Ao todo, foram mais de 40 pessoas que compareceram ao auditório da Universidade Federal de Rondonópolis
Por Curso de Jornalismo/Unemat Rondonópolis
04/09/2024
"Diversidade em Foco" é o título do documentário produzido pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis, Aléxias Ferreira, Ana Cabral, João Vitor Costa e Robson Cirino. A produção audiovisual, com 37 minutos de duração e classificação indicativa de 12 anos, foi apresentada em evento de lançamento realizado no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na última sexta-feira (30.08). Trata-se de um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).
"Diversidade em Foco" aborda de maneira sensível e profunda a trajetória de três personagens Anthony, Eldah e Alice, que compartilham suas histórias e experiências no contexto LGBTQIAPN+. Conforme a estudante e diretora do documentário, Ana Cabral, o trabalho foi realizado de modo colaborativo. “A narrativa é construída de forma colaborativa, trazendo não apenas os relatos pessoais dos protagonistas, mas também a análise de especialistas que discutem temas como a LGBTFobia e questões de saúde dessa comunidade”, comenta Ana.
Um dos momentos mais marcantes do documentário é o relato de Alice, que não somente compartilha suas vivências, mas também celebra o lançamento de seu primeiro livro, tornando-se a primeira escritora trans da região. A inclusão de sua voz no documentário destaca a importância de dar visibilidade e espaço para as histórias trans em nossa sociedade.
Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo, Lawrenberg Silva, a iniciativa do documentário sinaliza a consciência desses estudantes com temas ainda marginalizados por uma parcela da sociedade brasileira. “Desde a escolha do tema ao modo de roteirizar, o que noto é uma conjunção de experiências, (sobre)vivências e lutas por parte desses estudantes, do qual revela o quanto estão conscientes diante dos principais dilemas enfrentados por muitas pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Tenho toda certeza de que é uma iniciativa que vai somar muito na promoção de mais visibilidade para a comunidade de Rondonópolis, Mato Grosso e Brasil, sobretudo no sentido de levar mais informação e conscientização sobre as pautas LGBTQIAPN+”, observa o professor.
"Diversidade em Foco" tem a direção da estudante Ana Cabral, a produção de Aléxias Ferreira, a montagem e edição de Robson Cirino, além do roteiro e entrevistas de João Vitor. O documentário convida o público a refletir sobre a pluralidade de experiências e identidades que existem ao nosso redor, incentivando um olhar mais inclusivo e empático. O que, em outras palavras, além de representar uma importante contribuição para o entendimento e o respeito à diversidade em Rondonópolis, deve ser um exemplo de como iniciativas acadêmicas, podem gerar impactos significativos e positivos para toda a sociedade. Principalmente quando atreladas a políticas públicas de incentivo à cultura como a Lei Paulo Gustavo.
Mais informações sobre o documentário: diversidadeemfoco2024@gmail.com
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Período de inscrição para os candidatos às vagas da Unemat pelo SiSU, com ingresso no período letivo 2025/2, vai de 17 a 21 de janeiro
- Unemat oferta 20 vagas de Tecnologia em Horticultura com matrícula direta em Colniza
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat oferta 36 vagas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia
- Unemat oferta 40 vagas em Gestão de Turismo para ingresso neste semestre
- Editora Unemat divulga obras de 2024
- Professores, gestores e técnicos indígenas da Rede Estadual terão 30 vagas em curso de licenciatura da Unemat
- Morre a professora, Renata Tomazelli Ferreira, aos 35 anos
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro