Encontro das Pós-Graduações em Geografia de Mato Grosso debate saberes e desafios na fronteira Brasil-Bolívia
Cáceres receberá pesquisadores, alunos e professores da Unemat e das federais de Mato Grosso e de Rondonópolis, além de palestrantes de universidade boliviana
Por Nataniel Zanferrari
24/10/2025
De quarta (29) a sexta-feira (31), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) sediará o 1º Encontro das Pós-Graduações Stricto Sensu em Geografia de Mato Grosso, que reunirá pesquisadores, alunos e professores da Unemat, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) na Cidade Universitária, em Cáceres.
Com o tema central ‘Desafios e perspectivas dos saberes e fazeres geográficos nos contextos mato-grossense e da faixa de fronteira Brasil-Bolívia’, o evento pretende fortalecer o intercâmbio acadêmico e científico entre as instituições, aprofundando o diálogo sobre práticas e metodologias da pesquisa geográfica, com ênfase nas dinâmicas socioespaciais das regiões de fronteira.
“A proposta é ampliar a cooperação interinstitucional e internacional, além de fomentar projetos colaborativos que contribuam para a compreensão e enfrentamento de questões ambientais, culturais e de governança territorial”, explica a professora e pesquisadora Sandra Mara Neves, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Unemat e uma das organizadoras do evento.
A programação inclui grupos de trabalho com apresentações dos programas de pós-graduação da Unemat, UFMT, UFR e da Universidade Maior de San Andrés (UMSA), de La Paz, na Bolívia, além de conferências com convidados brasileiros e bolivianos.
Entre os destaques, estão as palestras da líder comunitária Chiquitana, professora Vanda Copacabana Villas Boas, e do professor Edwin Machaca Mamani, diretor do Instituto de Investigações Geográficas da UMSA, que abordarão os desafios do viver e fazer fronteiriço e as possibilidades de mobilidade acadêmica entre as instituições.
O encerramento contará com a leitura de uma carta de intenções, consolidando compromissos de cooperação internacional e de fortalecimento da pesquisa geográfica em Mato Grosso. De acordo com a coordenadora Sandra Mara, o encontro representa um passo estratégico para internacionalizar o conhecimento produzido nas pós-graduações, atender às recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e estreitar vínculos com instituições internacionais, promovendo um olhar global sobre problemas locais. “Nosso evento visa a internacionalização relativa à política nacional, o fortalecimento das relações Sul-Sul” enfatiza a pesquisadora.
O evento será realizado no auditório do bloco do PPGGeo Unemat, com atividades noturnas no espaço de convivência do curso de Geografia na Unidade Cavalhada do Câmpus de Cáceres.
Mais informações podem ser acessadas clicando aqui.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Em busca de equidade, Unemat inicia MBA inédito para formação de lideranças femininas
- Unemat oferta vagas para três especializações, cinco mestrados e quatro doutorados
- Atleta da Unemat fatura Prata e Bronze no Sul-Americano de Parabadminton
- Unemat abre edital para manutenção e reparos de equipamentos dos centros de ensino, pesquisa e extensão
- Acadêmicos da Unemat ganham prêmio nacional com tubete biodegradável e aplicativo para compensação de carbono
- Unemat lança Programa de Apoio à Pesquisa e Inovação; inscrições abrem em fevereiro
- Unemat apresenta 47 trabalhos e lança três livros no Seminário de Educação 2025 da UFMT
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro