Pesquisadores de universidades da Amazônia Legal lançam O Munícipio
O terceiro volume da coleção Políticas Públicas Regionais discute sustentabilidade, políticas ambientais e urbanas a partir do município como categoria de análise
Por Hemília Maia
21/01/2025
Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) organizam volume da coleção Políticas Públicas Regionais com pesquisadores de outras universidades da Amazônia Legal. O Município, 3º volume da coleção, lançado pela editora CRV, chega ao mercado trazendo os resultados de pesquisas realizadas por professores e técnicos que estudam de forma interdisciplinar as Políticas Públicas brasileiras e internacionais em universidades da Amazônia Legal.
Enquanto pesquisadores, estes profissionais atuam na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e nas universidades federais de Mato Grosso (UFMT), Rondônia (Unir), Roraima (UFRR) e do Acre (Ufac), Pará (UFPA) e Tocantins (UFT).
O volume traz um recorte analítico para a esfera municipal como centro dinâmico de políticas implementadas pelos municípios da região amazônica e do Mato Grosso, região Centro-Oeste, com foco em questões urbanas e ambientais, bem como a importância de acompanhamento de indicadores para a boa avaliação das Políticas Públicas.
Assinam a obra como organizadores Adilson Vagner de Oliveira (UFMT), Cynthia Mara Miranda (UFT), Maurício Munhoz Ferraz (Unemat), Raimundo França (Unemat), Roberto Ramos Santos (UFRR) e Telmo Antonio Dinelli Estevinho (UFMT).
De acordo com o professor Raimundo França, doutor em Ciências Sociais, o livro é um desdobramento das ações realizadas no âmbito do Grupo de Estudos de Geopolíticos da Amazônia Legal, do Grupo de Pesquisa: Constitucionalismos, Democracias e Políticas Públicas (Condeppu/Unemat/CNPq) e do Observatório de Políticas Públicas (CNPq/UFMT) no âmbito do Projeto de Pesquisa: Governança Policêntrica.
Raimundo França é líder do Condeppu/Unemat/CNPq, na esfera Projeto Amazônia +10, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (Fapemat), com apoio do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia (Legal).
Resumo
Políticas públicas regionais:
O município – Vol.: 03
Os estudos em Ciência Política e Sociologia Política em geral tendem a valorizar objetos de pesquisa cujas categorias de análise focam no nível nacional ou federal. É uma tradição que acompanha o desenvolvimento destas disciplinas e que influenciou as agendas de pesquisa até recentemente. Soma-se a isso o fato de o Brasil ser organizado como uma república federativa, no qual o papel do governo federal é proeminente na produção e financiamento de muitas políticas públicas. Os estudos sobre políticas de saúde e assistência social, por exemplo, tendem a analisar o nível mais alto de governo justamente por sua capacidade política, normativa e administrativa.
Os artigos incluídos nesta coletânea fazem o movimento contrário e elegem o município como categoria de análise ao discutir sustentabilidade, políticas ambientais e urbanas. Terceiro volume desta coleção “Políticas Públicas Regionais”, agora enfocando o município, expressa a produção frutífera de núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação situados na Amazônia Legal e no estado de Mato Grosso.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat divulga resultado de etapa do curso de Tecnologia em Teatro
- G1 entrevista última candidata a tirar nota 1000 na redação do Enem em MT
- Unemat oferece vagas em 58 cursos de graduação pelo Sisu; inscrições vão até terça-feira (21)
- Pesquisadora do Cipeef/Unemat participa de programa de estudos da Universidade de Coimbra, em Portugal
- Unemat retifica item e altera anexos do seletivo para contratação de professores temporários
- Seplag publica edital com novo prazo de inscrição para a 2ª edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro