INTEGRAÇÃO

Unemat recebe reitores das instituições públicas de Mato Grosso para discutir perspectivas atuais e futuras

4ª reunião do Conselho de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso está sendo realizado hoje (15) em Cáceres

Por Nataniel Zanferrari
15/07/2025

A anfitriã da 4ª reunião do Conselho de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (Cripes-MT) é a Unemat, que recebe em Cáceres os reitores do IFMT, da UFMT e da UFR (Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

O Conselho de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso (Cripes-MT) está realizando nesta terça-feira (15) sua 4ª reunião. A anfitriã desta edição é a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que recebe em Cáceres os reitores e pró-reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Além dos reitores e vice-reitores das quatro instituições, diversos pró-reitores e assessores também participaram da discussão, dividida em quatro grupos de trabalhos (Foto: Deivid Fontes)

Concebido como um espaço de articulação, troca de experiências e decisões conjuntas entre as quatro instituições públicas do Estado, o Cripes-MT visa estabelecer uma atuação alinhada entre os quatro reitores e suas equipes. O Conselho se reúne periodicamente a cada dois meses e esta é a primeira vez que a Unemat recebe uma reunião.

Além dos reitores e vice-reitores das quatro instituições de Ensino Superior (IES), diversos pró-reitores e assessores também participaram da discussão, dividida em quatro grupos de trabalhos, que abordaram as perspectivas financeiras, de aprendizado e crescimento, de processos internos e da comunidade acadêmica e sociedade. A discussão dos grupos ocorreu pela manhã, com a apresentação e validação dos resultados sendo realizadas no período da tarde.

Foram discutidos diversos objetivos estratégicos, como aumentar as ações de políticas públicas nas instituições do Conselho, ampliar a cobertura das IES públicas no Estado de Mato Grosso, elevar os processos integrados nas instituições do Cripes, promover ações inovadoras, realizar capacitações para os servidores, entre outros.

Vera Maquêa, reitora da Unemat e anfitriã da 4ª reunião do Cripes: “É um momento muito importante para continuarmos alinhando nossas ações conjuntas para melhor atendermos o Estado de Mato Grosso e a nossa população” (Foto: Deivid Fontes)

A reitora da Unemat e anfitriã desta edição, Vera Maquêa, lembra o privilégio de Mato Grosso ter quatro instituições públicas que ofertam Ensino Superior gratuito e de qualidade. “Nós sabemos que, dentro das nossas universidades e do Instituto Federal, estão os profissionais com o maior nível de condições e capacidade de fazer pesquisa, extensão e ensino de qualidade, de produzir inovação e tecnologia que melhorarão a vida do nosso povo mato-grossense”, explica a reitora. “É um momento muito importante para continuarmos alinhando nossas ações conjuntas para melhor atendermos o Estado de Mato Grosso e a nossa população”, diz Vera.

Analy Polizel, reitora da UFR e presidente do Cripes: “Por meio dessas reuniões, nós dialogamos na missão, nos valores e na construção de novas políticas que vêm beneficiar o Ensino Superior nas quatro instituições” (Foto: Deivid Fontes)

A reitora da UFR e presidente do Cripes, Analy Polizel, afirma que a parceria das IES públicas é muito importante na construção do Ensino Superior sólido, com ensino, pesquisa e extensão para os estudantes do Estado do Mato Grosso. “Por meio dessas reuniões, nós dialogamos na missão, nos valores e na construção de novas políticas que vêm beneficiar o Ensino Superior nas quatro instituições”, assegura Analy.

Gilcélio Peres, reitor do IFMT: “Cada uma das nossas instituições tem uma história de entrega, de trabalho para a sociedade. À medida que nos reunimos, trocamos essas experiências, nos fortalecemos. Essa é uma grande receita que as instituições públicas têm para que continuemos a fazer as melhores entregas para a sociedade de Mato Grosso” (Foto: Deivid Fontes)

“É de vital importância que as nossas instituições, todas públicas, gratuitas e de qualidade, troquem experiências”, expressa o reitor em substituição do IFMT, Gilcélio Peres. “Cada uma das nossas instituições tem uma história de entrega, de trabalho para a sociedade. À medida que nos reunimos, trocamos essas experiências, nos fortalecemos no que diz respeito ao orçamento, à gestão, aos sistemas, à pesquisa, ao ensino, à extensão, à inovação tecnológica. Trocar experiências nos fortalece. Essa é uma grande receita que as instituições públicas têm para que continuemos a fazer as melhores entregas para a sociedade de Mato Grosso”, declara Gilcélio.

Marluce Souza e Silva, reitora da UFMT: “O Cripes, neste momento, é importante para que fortaleçamos os nossos setores administrativos, e é muito importante que uma instituição esteja sempre sustentando a outra, se fortalecendo nas experiências bem-sucedidas umas das outras” (Foto: Deivid Fontes)

A reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, enfatiza que todas as universidades precisam se fortalecer, tanto financeiramente quanto na sua gestão. “O Cripes, neste momento, é importante para que fortaleçamos os nossos setores administrativos, e é muito importante que uma instituição esteja sempre sustentando a outra, dentro do nosso espaço no Estado e na Região Centro-Oeste, se fortalecendo nas experiências bem-sucedidas umas das outras”, conta Marluce.

A quinta reunião será realizada no mês de setembro no IFMT.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!