Professores da Unemat integram Frente Parlamentar Mista Ambientalista
Pesquisadores da universidade mato-grossense participarão na condição de cientistas em discussões de temas ambientais
Por Hemília Maia com informações da Agência Câmara de Notícias
13/11/2024
Os professores doutores em Ecologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Beatriz Schwantes Marimon e Ben Hur Marimon Junior, foram convidados para integrarem como cientistas a Frente Parlamentar Mista Ambientalista da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A frente conta com 14 senadores e 180 deputados federais de todas as variantes ideológicas do Congresso Nacional. O convite se deu depois do lançamento do minidocumentário “Ponto de não retorno: Amazônia”, produzido pelo Fundo para a Conservação da Natureza (WWF-Brasil), nesta terça-feira (12.11).
O chamado ponto de não retorno ocorre quando a devastação de um bioma chega a tal nível que não permite a recuperação natural da vegetação nativa. No caso da Amazônia, cientistas avaliam que um índice perto de 20% e 25% de devastação já tornaria irreversível a degradação do bioma.
O documentário também reforça a importância da Amazônia como reguladora do balanço de carbono e do clima global. Os pesquisadores enfatizam que a degradação da maior floresta tropical do mundo afeta todos os seres vivos, de maneiras que vão muito além do que se vê localmente, trazendo prejuízos não só ambientais, mas econômicos também, inclusive para o agronegócio.
O lançamento do documentário foi acompanhado por discussões entre parlamentares e pesquisadores, que reforçaram a necessidade de políticas públicas mais eficazes para proteger o bioma amazônico e garantir que a Amazônia não atinja o ponto de degradação irreversível.
“Ainda é tempo de reverter a situação, mas temos que agir agora, pois este tempo está se esgotando”, adverte Ben Hur Junior.
Participaram das discussões professores da Unemat, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade de Leeds (Inglaterra), que destacaram as descobertas dos projetos realizados em parceria entre o Brasil e o Reino Unido.
Entre os protagonistas do documentário estão indígenas da etnia Xavante, os professores Ben Hur Marimon e Beatriz S. Marimon, da Unemat, a egressa do curso de Biologia da Unemat e mestre em Ecologia e Conservação Milene Alves, o professor da UFPA Antônio Carlos Lola da Costa, o professor da Universidade de Leeds, David Galbraith, e o Diretor Executivo do WWF Brasil, Mauricio Voivodic.
O minidocumentário “Ponto de não retorno: Amazônia” também destaca estudos do Projeto Seca Limite, uma parceria entre a Unemat, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a Universidade de Leeds, da Inglaterra.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat realiza 3ª sessão do Conselho Universitário na próxima semana
- Unemat divulga locais de prova do Vestibular 2025; prova será dia 8
- Candidatos a Conselhos Superiores devem se inscrever de 11 a 25 de novembro
- Curso de Ciências Biológicas realiza Mostra de Pesquisa e Extensão
- Mais de 6 mil alunos participam da 3ª Olimpíada da Matemática em Alta Floresta
- Iniciativa da Unemat recebe Prêmio Capes Futuras Cientistas 2024
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro